1. Adega Pérola
Localizada em Copacabana, a Adega Pérola é um ícone da boemia carioca inagurado em 1957 por portugueses da Ilha da Madeira. Este boteco é conhecido por sua vasta seleção de acepipes oferecidos no balcão de vidro do salão, por seus pratos de frutos do mar e tapas espanholas. Também se tornou ponto de encontro para artistas e intelectuais ao longo dos anos.
2. Cervantes
Localizado em Copacabana desde 1955, o Cervantes se fez conhecido pelos seus suculentos sanduíches, destaque para o de pernil com abacaxi. É um dos bares favoritos do carioca e dos turistas pois não fecha antes das 4h da madrugada.
3. Boteco Belmonte
Presente em vários bairros do Rio de Janeiro, o Boteco Belmonte é conhecido pelas famosas empadinhas abertas que circulam nas bandejas dos garçons e pelo chope gelado. Fundado em 1952, o ano de nascimento da matriz na praia do Flamengo, é um dos botecos históricos ideal para relaxar com amigos após um dia na praia ou explorando a cidade.
4. Bar Jobi
Localizado no Leblon, o Bar Jobi é um ponto de encontro e agitação para cariocas desde 1956. Famoso por seus chopes, petiscos clássicos, sanduíches e pratos cariocas de ascendência lusitana este boteco combina tradição com um ambiente acolhedor que atrai pessoas de todas as idades. Em 2023 o Jobi fez a primeira expansão, o irmão caçula, Jobá, abriu na mesma calçada quase ao lado do bar original.
5. Bar do Mineiro
Situado no bairro de Santa Teresa, o Bar do Mineiro é famoso pelo seu ambiente descontraído e pela feijoada completa servida às quartas e aos sábados. Fundado em 1989, este boteco atrai tanto locais quanto turistas em busca de uma autêntica experiência carioca.
6. Bar Armazém São Thiago ou Bar do Gomes
Esse bar é um verdadeiro patrimônio da cidade! Fundado em 1919 no famoso e também histórico bairro de Santa Teresa, o bar tem uma decoração rústica e acolhedora e é frequentado por moradores locais, turistas e celebridades, que se reúnem para desfrutar de sua atmosfera única e memorável. Suas trouxinhas de massa de pastel conhecidas como cenourinhas cariocas são um dos petiscos mais icônicos da casa.
7. Adega do Pimenta
Localizada em Santa Teresa, a Adega do Pimenta é um boteco histórico fundado em 1984 por um alemão e mestre cervejeiro chamado Holf Pfeffer. Ele traduziu seu nome achando que os brasileiros não conseguiriam pronunciar Pfeffer – que significa pimenta em português. Conhecida pelos pratos típicos alemães, destacam-se no menu o kassler (carré de porco), o eisbein (joelho de porco) além do campeão croquete alemão, que faz dupla perfeita com o chope metade claro e metade escuro, no mesmo copo, sem se misturarem.
8. Bar Garota de Ipanema
O Bar Garota de Ipanema é histórico e conhecido por ter sido o local onde nasceu a música homônima de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, ícones da Bossa Nova. Localizado em um dos bairros mais emblemáticos do Rio de Janeiro, abriu suas portas em 1945 como bar Veloso, por causa do dono, o português Raul Veloso, só depois teve seu nome mudado devido ao sucesso da canção. Frequentado por artistas, músicos e intelectuais, sua atmosfera boêmia fez o local se tornar um ponto turístico na cidade.
9. Bar Urca
Situado no charmoso bairro da Urca e fundado em 1939, o Bar Urca é famoso por suas vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara e pelo bolinho de bacalhau. Este boteco de gastronomia portuguesa é um ponto de encontro entre jovens, moradores, celebridades e turistas que desejam beber e petiscar apreciando uma das vistas mais instagramáveis da cidade na mureta mais famosa da capital carioca.
10. Bar Amarelinho
Localizado na Cinelândia, o Bar Amarelinho é um ícone da boemia carioca desde 1921. Vizinho de ícones cariocas como Theatro Municipal e Cine Odeon já teve como clientes o poeta e compositor Vinicius de Moraes, o arquiteto Oscar Niemeyer e o escritor Mário de Andrade. Este boteco histórico fica cheio todos os dias, por uma variedade de gente indo e vindo. E assim como a clientela, o cardápio é variado e vai desde carnes, frutos do mar e aves até petiscos, pizzas e opções vegetarianas.
Descubra a Alma Carioca nos Botecos Históricos
Os botecos históricos do Rio de Janeiro não são apenas locais para comer e beber. São lugares onde a história e a cultura se encontram em cada prato servido e em cada copo brindado. Se você deseja explorar a alma carioca e saborear a autêntica culinária de boteco, não deixe de visitar esses 10 estabelecimentos que são verdadeiros tesouros da cidade maravilhosa. Prepare-se para uma viagem gastronômica que vai além dos sabores e mergulha na rica história e tradição do Rio de Janeiro.